TANGO DE OUVIDO

Diz quem sabe, que a dança é, corporalmente, a expressão por excelência do espírito.


Diz a história que o tango nasceu de emigrantes, dançado na penumbra dos bares de Buenos Aires, ou nas vielas mal iluminadas, antes de ser descoberto e elevado aos salões sociais.


Cantava Gardel: Tango que he visto bailar contra un ocaso amarillo por quienes eran capaces de otro baile, el del cuchillo. Tango que fuiste feliz como yo tambien lo he sido, segun me cuenta el recuerdo, el recuerdo o el olvido.


Diz ainda quem sabe que o tango é indefinível estado de alma, jogo esquecido e recordado, de sensualidade e nostalgia, tudo anunciado, nada consumado,apenas o jogo puro de corpos e o silêncio do diálogo intuído.


Tango a sério só dançado marginalmente, diálogo de corpos, um falando, o outro ouvindo, correspondendo, o instinto nascendo, os passos adivinhados, retribuíndo-se, fio condutor de uma conversa sempre inacabada.


Tango não é dança de salão. Quem lá o colocou, enganou-se, ou apaixonou-se.


E porém, tudo remanesce a uma fragrância de rosas, e o roçar dos sapatos na calçada ou no sobrado.


Nada disto se ensina, apenas se aprende, e como tudo na vida, por experiência própria, que a regra do tango é a do instante.


Entre o tango e o instante vai a prontidão para o diálogo, os sentidos comandando o corpo, o espírito chamando os sentidos. Jogo de inteligências, de paixão, de genuinidade, sempre foi esta a característica do verdadeiro diálogo.


Quem dança o tango ou dialoga não pode mentir, nem mentir-se.


Tem o ouvido função primeira. A de ouvir escutando, mais vale ouvir que falar, quem se ouve não escuta, apenas diz, ruídos descompassados, ensurdecedores, trágicos, conversa impossível, sempre adiada. Eustáquio é só trompa, ouça o homem pelo espírito e se não encha de verdades, que ao contrário do tango, não se marginalizam, exaltam-se e esfumam-se no rol dos dias. Venha da Montanha o Sermão, e por uma vez seja relembrado, mesmo jejuado, sem pães nem peixes, sardinhas e febras há que chegue, já bastam croquetes.

Venham Gardel, e Piazzola, e todos os profetas de todo o lado ensinar a quem não quer, que mais do que tropeçar, só dança quem sabe ouvir. 

seguinte

Comentários

Mensagens populares